domingo, 21 de dezembro de 2008

Encontro com a resistência

Encontro de Conhecimentos Livres no Quilombo do Campinho une tradição e tecnologia

As pessoas que moram em cidades grandes muitas vezes passam pelas rodovias e não imaginam o quanto essas comunidades que as beiram, guardam histórias de vida e tradições fascinantes e ricas. O Circo Voador Digital realizou, entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2008, seu segundo Encontro de Conhecimentos Livres no Quilombo do Cambinho, Ponto de Cultura localizado em Paraty. O Encontro de Conhecimentos Livres tem a proposta de levar pessoas ligadas a Pontos de Cultura, movimentos sociais e artísticos para um Ponto afastado dos centro urbanos afim de promover uma troca de conhecimentos entre produtores de cultura de diferentes realidades com assuntos que mesclem cultura: digital, campesina, sabedorias griôs, artísticas etc. O primeiro Encontro aconteceu em agosto, no Ponto de Cultura do MST- CEFORMA, no Espírito Santo, com mais de sessenta pessoas que participaram de debates sobre a luta do MST, o assentamento e sua forma de organização, agroecologia, software livre, com visitas à escola, plantações, telecentros, junto com oficinas de áudio, vídeo, gráfico, artezanato, metareciclagem, feira de trocas, gravação de músicos locais, rádio livre, místicas, entre outros.
Neste segundo encontro no Quilombo do Campinho, a história não foi diferente. Tudo começou com uma grande mística de recepção, com a participação dos quilombolas, índios de Paraty Mirim, e convidados de Pontos de Cultura e de comunidades tradicionais próximas, na qual foi apresentado o projeto do Quilombo, o dia-a-dia local e as propostas para o Encontro. Logo em seguida o grupo se dirigiu a escola do Quilombo que serviu de alojamento dos participantes e abrigou algumas oficinas. O Encontro seguiu num clima contagiante de troca de conhecimentos não apenas pelas oficinas, mas no famosso P2P (pessoa para pessoa). Ao longo dos quatro dias foram realizadas oficinas de permacultura, agroecologia, viveiros, hortas e plantas medicinais, agricultura indígena, manejo de bambu, teatro do Oprimido, artesanato com barro, yoga,edição de vídeo, edição de áudio, gráfico, internet básica com software livre, debates sobre " O que as populações tradicionais e não tradicionais podem fazer juntas pela conservação da natureza?", com a participação de índios e quilombolas, e sobre "Os rumos da cultura digital", onde propostas dos pontos foram levantadas e discutidas e se assumiu um compromisso de dar continuidade ao que foi iniciado no encontro, levantando-se até a possibilidade de um mutiplicador retornar ao Campinho no início de 2009. As noites do encontro foram embaladas por grupos de jongo, representado pelas crianças, capoeira, reggae, e samba. No restaurante do Quilombo, o grupo degustou ótimas refeições, que contava com cardápio especial para os vegetarianos. Foi feito junto a comunidade, um trabalho de registro da memória dos moradores de mais idade e experiência, assim como a filmagem do roteiro do turismo étnico que o Quilombo promove.

Confira as fotos dos Encontro de Conhecimentos Livres e outras realizações do Circo Voador Digital no endereço eletrônico: www.flickr.com/circodigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário