sábado, 12 de maio de 2007

NAÇÃO ZUMBI

Futura agora e mais 6 discos

Mais uma vez os tambores de Recife soaram no Circo Voador. No dia 12 de maio, a Nação Zumbi voltou à Lapa para mais uma apresentação de gala. Parte da turnê do CD Futura, o show reuniu músicas dos seis discos da banda e agradou tanto aos fãs da primeira fase, ainda com Chico Science nos vocais, quanto aos mais recentes.

Isso ficou claro já na abertura, com “Hoje, amanhã e depois”, primeira faixa de Futura, acompanhada por toda a platéia. Com Jorge Du Peixe comandando os delays direto de seu Kaoss Pad (modulador de voz e efeitos que ficava ao seu lado no palco), ficou visível a aproximação do som da banda com o dub nos seus trabalhos mais recentes. Isso também pode ser visto em “Blunt of Judah” e na versão light de “Manguetown”. Mas a mistura do maracatu com o rock e o metal que popularizou a banda também esteve presente em todo o show. Músicas como “Quando A Maré Encher”, a ultrapesada “Meu Maracatu Pesa Uma Tonelada” e “Da Lama Ao Caos”, que fechou a apresentação, mostraram que além da percussão, o trio formado Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo) e Pupilo (bateria) também vai muito bem, obrigado.

Formada no início dos anos 90, a Nação Zumbi é uma das responsáveis por colocar o nordeste no mapa do rock brasileiro. O então vocalista Chico Science e Fred 04 (líder da banda Mundo Livre S/A) lançaram o Manifesto Caranguejos com Cérebro, espécie de cooperativa cultural que visava levar através das bandas e poetas regionais a cultura de Pernambuco para o mundo inteiro. Com isso, chamaram a atenção dos meios de comunicação (que até então só davam atenção às bandas do sul e sudeste) para a efervescente cena cultural local. A mistura contagiante de maracatu e outros ritmos locais ao rock, ao reggae e ao metal rapidamente se tornou popular no meio universitário, levando à banda ao sucesso nacional com uma velocidade assustadora.


Com Chico nos vocais, a banda lançou “Da Lama Ao Caos” (1993) e “Afrociberdelia” (1995). No carnaval de 97, Chico Science sofreu um acidente fatal de carro, e o posto de vocalista da banda passou a Jorge Du Peixe, até então percussionista. Com ele, a banda iniciou uma aproximação com o dub e a música eletrônica e foi nesses moldes que vieram “CSNZ” (1997), “Rádio S. Amb.A” (2000), Nação Zumbi (2002) e “Futura” (2005). Formada por Jorge Du Peixe (voz), Lucio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Pupilo (bateria), Toca Ogan (percussão) e Gilmar Bola 8 (percussão), a banda já recebeu inúmeros prêmios, se apresentou em quase todos os grandes festivais brasileiros (incluindo o Rock in Rio III) e é uma das bandas nacionais mais respeitadas no exterior, tendo estado inclusive no renomado programa “Later With Jools Holland”, do canal BBC, de Londres.

Texto: Leandro Ravaglia
Fotos: Fernado Shackal

Evento ocorrido no sábado, 12 de maio de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário